Financeiro: AJUSTE FISCAL (+85%), CALAMIDADE PÚBLICA E DUODÉCIMO.
E se em vez de 95%, a relação entre despesa e receita corrente supera 85%? O Poder Executivo pode tomar as medidas no todo ou em parte, FACULTADO aos demais Poderes e órgãos autônomos implementá-las em seus respectivos âmbitos.
O Chefe do Poder Executivo vai submeter em regime de urgência os atos para apreciação do Poder Legislativo. Os atos não valerão se for rejeitado pelo Poder Legislativo, bem como se após 180 dias não for apreciado.
ATENÇÃO: A APURAÇÃO DOS PERCENTUAIS (+85/+95) será realizada bimestralmente.
REGRAS NA CALAMIDADE PÚBLICA
URGÊNCIA INCOMPATÍVEL: A União deve adotar regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para atender às necessidades de enfrentamento da calamidade pública e de seus efeitos sociais e econômicos, no seu período de duração.
Pode também adotar processos simplificados de contratação de pessoal, em caráter temporário e emergencial, e de obras, serviços e compras que assegurem, quando possível, competição e igualdade de condições a todos os concorrentes.
As proposições legislativas e os atos do Poder Executivo desde que não impliquem despesa obrigatória de caráter continuado, ficam dispensados da observância das limitações legais previstas no art. 16 da LRF.
REGRAS DO DUODÉCIMO: Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias aos órgãos e poderes serão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécimos. É possível transferir os recursos do duodécimo diretamente para os fundos? JAMAIS.
Se o duodécimo não for utilizado e sobrar um saldo? Deve ser restituído ao caixa único do Tesouro do ente federativo, ou terá seu valor deduzido das primeiras parcelas duodecimais do exercício seguinte. Assim, os recursos do duodécimo são destinados ao custeio das despesas correntes dos órgãos e poderes públicos. O duodécimo é um mecanismo que visa garantir a regularidade e a previsibilidade na entrega dos recursos orçamentários e é um sistema que busca evitar a concentração de recursos no início do exercício financeiro.
O valor do duodécimo é calculado com base na dotação orçamentária total do órgão ou poder público.
Assim, Os recursos do duodécimo são destinados, prioritariamente, ao custeio das atividades dos órgãos e poderes públicos, abrangendo:
a)Despesas com materiais de consumo: como papel, toner, produtos de limpeza, entre outros;
b)Despesas com serviços: como serviços de terceiros, como limpeza, segurança, manutenção, etc.;
c)Despesas com aluguéis: de imóveis e equipamentos utilizados pelos órgãos públicos.
Mais dicas de estudo aqui: APRENDA +
#concurso #concurseiro #concursos #concurseiros #financeiro #direitofinanceiro #tribunaldecontas #tribunaisdecontas #professor #livros #kindlebr #kindlebrasil #booktokbrasil #aprovação #sucesso #dicas #macetes #finançaspúblicas
Comentários
Postar um comentário
Confie na gente, tenho certeza que você vai passar!!!